Cerca de metade das mulheres grávidas têm náuseas e vómitos e, cerca de três em cada dez mulheres têm sintomas de náuseas mas sem vómitos.
•••••
Sintomas como náuseas e vómitos durante a gravidez são muito comuns no início da gravidez. Apesar de ser desconfortável, não coloca o bebé em risco aumentado e, geralmente, desaparecem entre as semanas 12 e 14 da gravidez. Infelizmente, para algumas mulheres, estes sintomas podem ter um efeito adverso significativo, sobre as suas actividades diárias e qualidade de vida.
Para mulheres com diabetes, fazer o controlo dos níveis de glicose pode tornar-se dificultado devido à manifestação destes sintomas, geralmente matinais. Fazer alguns ajustes nas doses de insulina – tanto na dose como na frequência – poderá ajudar a minimizar o problema. Possivelmente, durante este período, será necessário doses menores de insulina. No entanto, é muito importante que aborde o assunto e o discuta primeiro com um profissional de saúde especialista em Diabetes.
Se tem estes sintomas matinais, procure a recomendação de um profissional de saúde que ajuste uma série de mudanças nutricionais na sua dieta e no seu estilo de vida para que a ajude a lidar melhor com a situação.
Algumas sugestões podem incluir:
- Aumentar o tempo de descanso, pois o cansaço pode piorar os enjoos.
- Levantar-se lentamente da cama pela manhã e, se possível, coma algo como uma tosta ou um biscoito antes de se levantar.
- Beber bastantes líquidos, como água, em pouca quantidade mas várias vezes ao dia, pois ajuda a previnir os vómitos.
- Comer pequenas refeições com frequência e ricas em hidratos de carbono (como pão, arroz e massas) e pobres em gordura - a maioria das mulheres tolera alimentos salgados, como torradas, biscoitos e pão estaladiço, melhor do que os alimentos doces ou picantes.
- Evitar alimentos ou cheiros que lhe transmitem mal-estar.
- Para algumas mulheres, biscoitos de gengibre ou de pouco açúcar ajudam a reduzir as naúseas.