Seis dicas para uma alimentação saudável em época de tentações
Recomendações da Dra. Vera Ruivo Dias, nutricionista da Associação Diab(r)etes e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal
Está a aproximar-se a época natalícia. Um período festivo, de reunião familiar e reflexão, que é habitualmente acompanhado de tentadoras iguarias e doçaria típicas deste período. É verdade que o Natal só acontece uma vez por ano e que estas festividades constituem a altura ideal para se fecharem os olhos a alguns excessos, mas gostaria de aproveitar esta ocasião para deixar seis dicas fundamentais para se manter uma alimentação saudável neste período, sem que se deixe de aproveitar algumas tentações da época.
1. Procure fazer refeições regulares
Tente alimentar-se de três em três horas, fazendo as refeições normais, comendo de forma moderada e com qualidade. A ingestão regular de alimentos vai-lhe permitir manter a saciedade e evitar excessos à hora da refeição principal.
2. Inicie as refeições com uma sopa
De preferência preparada com hortícolas – privilegiando o uso em pequenas quantidades do feijão, a ervilha ou o grão, em vez da batata. Sopas ou cremes com base de vegetais promovem a saciedade por um período mais longo, são fonte de vitaminas, fibras, sais minerais e água. São um início de refeição que ajuda a aumentar a saciedade e é pobre em calorias.
3. Alimente-se com moderação
Comer com moderação e dosear as quantidades de forma rigorosa vai-lhe permitir degustar um pouco do que mais gosta, sem cometer grandes excessos alimentares. Evite preparar quantidades exageradas de comida ou chegar ao momento da refeição com muito apetite.
4. Privilegie o consumo de hortícolas da época
Acompanhe as refeições sempre com vegetais. Desde as tradicionais couve, cenoura e grelos, mas também a utilização de cogumelos, às beringelas e nabiças, beterraba, brócolos e curgete, quiçá, aproveite e faça um puré de vegetais. Certifique-se de que seleciona os produtos da época e faça deles a maior porção do seu prato. Poderá ainda recorrer à utilização de leguminosas como as ervilhas, em detrimento dos habituais acompanhamentos, permitirão a obtenção de uma refeição com menor aporte de hidratos de carbono e maior aporte de fibra. À sobremesa, modere a ingestão de doces e favoreça a fruta fresca.
5. Evite o consumo excessivo de álcool
Nesta época festiva, é habitual aumentar-se o consumo de álcool e bebidas espirituosas, mas todas elas são extremamente calóricas e desidratam o organismo, sobretudo quando acompanham alimentos muito temperados. No caso de ter diabetes, evite bebidas licorosas, devido à elevada quantidade de açúcar que têm. Modere o consumo de álcool e intercale estas bebidas com água antes e durante as refeições.
6. Seja ativo e pratique atividade física
Apesar da existência de serviços de compras digitais, que proporcionam maior comodidade, aproveite as compras de natal para fazer caminhadas e conhecer a oferta do comércio tradicional da sua localidade. Lembre-se que o sedentarismo é um dos fatores de risco de várias doenças.
Espero que este meu contributo o/a ajude a fazer as melhores escolhas para a sua alimentação nesta época tão desafiante. Não se esqueça que uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor forma de prevenir várias doenças como a diabetes, a obesidade e patologias cardiovasculares ou gástricas.
Obrigado pela sua atenção e votos de um Feliz Natal!
