Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

Pode ser fácil esquecer de controlar a sua diabetes quando está a socializar e a divertir-se. Se gosta de uma bebida, provavelmente já notou que o álcool e hipoglicemias andam de mãos dadas.

•••••

Os efeitos de desidratação de álcool são bem conhecidos - menos a água é reabsorvida pelos rins e, portanto, mais água vai para a nossa bexiga, por isso precisamos ir com mais frequência à casa de banho quando consumimos álcool. Como menos água é retida pelo corpo, estamos mais propensos a ficar desidratados. Mesmo que se pense que estamos a ingerir uma grande quantidade de líquido, estamos, na verdade, excretando mais do mesmo.

A desidratação pode ser uma das principais causas de dores de cabeça e, assim, beber água irá ajudar a aliviar esta possível causa. A água também pode ajudar a expulsar as toxinas que permanecem no corpo.

Frutos com elevada quantidade de potássio como bananas e kiwis ajudam a reabastecer o corpo com estes nutrientes. As frutas podem ser relativamente ricas em hidratos de carbono. Tenha isso em consideração quando escolher o que comer. Altos ou baixos níveis de glicose no sangue podem ter um contributo importante numa ressaca.

Se puder, teste a sua glicemia com mas frequência nestas alturas, para que quaisquer altas e baixas de glicemia possam ser atempadamente tratadas.

O álcool pode levar a uma diminuição dos níveis de glicose no sangue durante a noite, depois de uma noite de diversão. Períodos longos de glicose baixa no sangue podem levar a dores de cabeça e fadiga na manhã seguinte.

Se os seus níveis de glicose no sangue são baixos quando acorda, trate a hipoglicemia com um hidrato de carbono para levar os seus níveis de glicose no sangue de volta a valores normais. Níveis de glicemia alta também podem contribuir para uma ressaca.

Se tem diabetes tipo 1, os níveis elevados de glicose no sangue podem ser acompanhados por níveis de cetona elevados, que não só podem causar sensação de enjoo, como também levar a uma cetoacidose, que pode ser muito perigoso. Por isso, em caso de hiperglicemia, faça uma pesquisa de corpos cetónicos no sangue.


Se tem diabetes, precisa tomar precauções extra com o seu corpo. Usar drogas recreativas dificulta esse cuidado extra. Mesmo pequenas doses podem afectar o seu controlo de glicose no sangue, fazendo com que se esqueça de comer, injectar a sua insulina ou tomar os seus comprimidos. Pode também disfarçar os sinais de aviso de uma hipoglicemia iminente.

Os mais lidos

O que faz os níveis de glicose subir e descer?

Quando se tem diabetes, é importante entender o que pode fazer os níveis de glicose no sangue aumentar ou diminuir, de modo a poderem tomar-se medid...

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Artigos relacionados

Cuidados com os pés

No seu check-up anual da diabetes, a sua enfermeira especialista em diabetes, ou outro membro da equipa, como o podologista, deverá realizar um exam...

O que é a insulina?

A insulina é uma hormona produzida no pâncreas e que funciona através do sangue como a chave que permite a entrada da glicose nas células.••••• A g...

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.