Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

 Se a sua terapêutica consistir na administração de insulina ou a toma de comprimidos orais, como sulfoniluréias (por exemplo gliclazida), para controlar a diabetes, então o risco de hipoglicemia é maior.
•••••

É normal pensar-se que a gravidez aumenta o risco de hipoglicemia, devido ao maior controlo de glicose no sangue efectuado. Não existe nenhuma evidência de que seja prejudicial para o bebé, mas é necessário que a mãe e o pai saibam lidar com a situação. É necessário rever conhecimentos de como reconhecer e tratar uma hipoglicemia com o seu profissional de saúde especialista em diabetes. Também podem surgir hipoglicemias mascaradas pelo stress durante a gravidez e pode afectar a capacidade de condução.

Se usualmente tem hipoglicemias, é aconselhável monitorizar a sua glicose para verificar se existe algum padrão de causa/efeito e deverá mostrá-lo ao seu profissional de saúde especialista em diabetes.  Assim, é possível adoptar medidas preventivas de modo a evitar que os níveis de glicose no sangue atinjam valores muito baixos, levando a hipoglicemias. Os padrões susceptíveis de acontecer incluem - hipoglicemias em determinados períodos do dia, hipoglicemias após determinadas actividades, hipoglicemias após uma doença ou stress, ou hipoglicemias devido a alterações significativas na temperatura ambiente.


Se se sente cansada em determinados períodos do dia, por exemplo antes de jantar, poderá ajudar se experimentar alterar a sua rotina para evitar que isso aconteça. Por exemplo, experimente jantar um pouco mais cedo ou comer um pequeno lanche antes. Alternativamente, poderá também ajustar a sua dose de insulina mas, antes de qualquer alteração, deve procurar aconselhamento com o seu profissional de saúde especialista em diabetes.


Certas actividades podem levar a hipoglicemias no final do dia ou, em alguns casos, no dia seguinte. O exercício vigoroso pode causar maior sensibilidade à insulina durante 48 horas, levando a casos de hipoglicemia, durante a noite, após o exercício ou até mesmo no dia seguinte. Para ajudar a evitar este problema, poderá ser necessário reduzir a sua dose de insulina basal quando fizer exercício físico ou comer alguns hidratos de carbono antes de ir dormir. Entre em contacto com o seu profissional de saúde antes de ajustar a dose de insulina. O consumo de álcool também pode aumentar o risco de hipoglicemia.


Em momentos de stress ou doença, poderá ser preciso aumentar a sua dose de insulina para evitar que os níveis de glicose no sangue  aumentem demasiado. Após recuperação de uma doença ou de um estado de stress, o seu corpo reverterá as necessidades de insulina, o que poderá ser um risco para desenvolvimento de hipoglicemias, se não normalizar os níveis de insulina. Deverá sempre entrar em contacto com o seu profissional de saúde, antes de fazer qualquer alteração à sua dose de insulina.


Muitas pessoas acham que os níveis de glicose no sangue são afectados por mudanças significativas na temperatura ambiente. Caso verifique que os seus níveis de glicose variam consoante as mudanças de temperatura ambiente e, em particular, desenvolve hipoglicemias, poderá ser necessário alterar a sua dose de insulina. Antes de qualquer alteração, por favor entre em contacto com o seu profissional de saúde.

Os mais lidos

O que faz os níveis de glicose subir e descer?

Quando se tem diabetes, é importante entender o que pode fazer os níveis de glicose no sangue aumentar ou diminuir, de modo a poderem tomar-se medid...

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Artigos relacionados

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune. O sistema imunológico, que é suposto proteger de corpos estranhos, como vírus e bactérias, ataca e destró...

Teste de cetonemia

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina, este não é capaz de usar a glicose como fonte de ...

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.