Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

Seis dicas para uma alimentação saudável em época de tentações

Recomendações da Dra. Vera Ruivo Dias, nutricionista da Associação Diab(r)etes e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal

 

Está a aproximar-se a época natalícia. Um período festivo, de reunião familiar e reflexão, que é habitualmente acompanhado de tentadoras iguarias e doçaria típicas deste período. É verdade que o Natal só acontece uma vez por ano e que estas festividades constituem a altura ideal para se fecharem os olhos a alguns excessos, mas gostaria de aproveitar esta ocasião para deixar seis dicas fundamentais para se manter uma alimentação saudável neste período, sem que se deixe de aproveitar algumas tentações da época.

 1.       Procure fazer refeições regulares

Tente alimentar-se de três em três horas, fazendo as refeições normais, comendo de forma moderada e com qualidade. A ingestão regular de alimentos vai-lhe permitir manter a saciedade e evitar excessos à hora da refeição principal.

2.       Inicie as refeições com uma sopa

De preferência preparada com hortícolas – privilegiando o uso em pequenas quantidades do feijão, a ervilha ou o grão, em vez da batata. Sopas ou cremes com base de vegetais promovem a saciedade por um período mais longo, são fonte de vitaminas, fibras, sais minerais e água. São um início de refeição que ajuda a aumentar a saciedade e é pobre em calorias.

3.       Alimente-se com moderação

Comer com moderação e dosear as quantidades de forma rigorosa vai-lhe permitir degustar um pouco do que mais gosta, sem cometer grandes excessos alimentares. Evite preparar quantidades exageradas de comida ou chegar ao momento da refeição com muito apetite.

4.       Privilegie o consumo de hortícolas da época

Acompanhe as refeições sempre com vegetais. Desde as tradicionais couve, cenoura e grelos, mas também a utilização de cogumelos, às beringelas e nabiças, beterraba, brócolos e curgete, quiçá, aproveite e faça um puré de vegetais. Certifique-se de que seleciona os produtos da época e faça deles a maior porção do seu prato. Poderá ainda recorrer à utilização de leguminosas como as ervilhas, em detrimento dos habituais acompanhamentos, permitirão a obtenção de uma refeição com menor aporte de hidratos de carbono e maior aporte de fibra. À sobremesa, modere a ingestão de doces e favoreça a fruta fresca.

5.       Evite o consumo excessivo de álcool

Nesta época festiva, é habitual aumentar-se o consumo de álcool e bebidas espirituosas, mas todas elas são extremamente calóricas e desidratam o organismo, sobretudo quando acompanham alimentos muito temperados. No caso de ter diabetes, evite bebidas licorosas, devido à elevada quantidade de açúcar que têm. Modere o consumo de álcool e intercale estas bebidas com água antes e durante as refeições. 

6.       Seja ativo e pratique atividade física

Apesar da existência de serviços de compras digitais, que proporcionam maior comodidade, aproveite as compras de natal para fazer caminhadas e conhecer a oferta do comércio tradicional da sua localidade. Lembre-se que o sedentarismo é um dos fatores de risco de várias doenças.

 

Espero que este meu contributo o/a ajude a fazer as melhores escolhas para a sua alimentação nesta época tão desafiante. Não se esqueça que uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor forma de prevenir várias doenças como a diabetes, a obesidade e patologias cardiovasculares ou gástricas.

Obrigado pela sua atenção e votos de um Feliz Natal!

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.