Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

Porque é que a fibra é boa para as pessoas com diabetes?

Antes de explicar porque as fibras são boas para as pessoas com diabetes temos de definir o que é a fibra e quais os principais benefícios do seu consumo.

O que é a fibra?

A fibra é um tipo de hidrato de carbono que é caracterizado por não ser digerido ou absorvido pelo nosso intestino delgado para tornar-se em glucose. Isto faz com que alcance o intestino grosso quase intacto.

A fibra pode ser classificada em 2 grupos, solúveis e insolúveis.

A fibra solúvel (presente especialmente em frutas, legumes e leguminosas) retarda a absorção de hidratos de carbono e reduz a absorção de lípidos (colesterol e ácidos gordos) no intestino.

A fibra insolúvel (encontrada em grãos integrais, legumes, vegetais e algumas leguminosas) ajuda as fezes a passarem mais rapidamente através do intestino, reduzindo o tempo de trânsito intestinal, o que é muito útil para prevenir a obstipação.

Quais são os benefícios da fibra?

Atualmente, a fibra dietética faz parte do que é considerada uma alimentação saudável e contribui na prevenção e tratamento da obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.
Os principais benefícios da fibra são:

  • Diminui os níveis de colesterol no sangue, especialmente o colesterol LDL.
  • Melhora a função intestinal e ajuda a prevenir a obstipação.
  • Retarda a absorção da glucose e reduz o pico de glicemia que ocorre após as refeições.
  • Provoca sensação de saciedade. A digestão lenta da fibra e sua capacidade de reter água faz com que se expanda no estômago e provoque um efeito de saciedade.


A Associação Americana de Dietética recomenda consumir de 20 a 35 gramas de fibra por dia.

Quais são os benefícios da ingestão de fibras em pessoas com diabetes?

Em pessoas com diabetes é importante manter um bom controlo da glucose e do colesterol no sangue, a fim de prevenir e evitar complicações a médio e longo prazo. Além disso, o controlo do peso é essencial no tratamento da diabetes, especialmente na do tipo 2.

Portanto, recomenda-se que os pacientes com diabetes façam uma dieta rica em fibras, pois ajuda a melhorar o controlo da glicemia após as refeições, reduz os níveis de colesterol no sangue e ajuda a controlar o peso, devido ao seu efeito de saciedade.
 

Para qualquer dúvida sobre diabetes, consulte sempre com o seu profissional de saúde.

 

J Am Diet Assoc. 2008 Oct; 108 (10): 1716-1731. Position of the American Dietetic Association: health implications of dietary fiber. Slavin JL.

 

Marcos Pazos Couselo
Unidade de Tecnologia em Diabetes
Serviço de Endocrinologia e Nutrição
Polo Hospitalar Universitário de Santiago de Compostela

 

Adaptado do artigo de abbottdiabetescare.es

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.