Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

Perguntas frequentes sobre a diabetes

1. O álcool é perigoso para uma pessoa com diabetes?


Regra geral, não é recomendado beber álcool regularmente, devido ao seu efeito hipoglicémico. Se lhe apetece uma bebida alcoólica, deverá ter isto em conta.


2. Preocupo-me com as doenças cardiovasculares. Como posso evitá-las?

Novamente, o segredo está em seguir uma alimentação completa e equilibrada, reduzir as gorduras saturadas e o sal, fazer exercício físico, controlar o peso e o colesterol e não fumar.

Além da monitorização da glicose, é preciso determinar o nível de HbA1C pelo menos duas vezes por ano para controlar o nível médio de glicose no sangue ao longo dos últimos 2-3 meses. Também é necessário medir a tensão arterial, pelo menos uma ou duas vezes por mês, e os níveis de colesterol, pelo menos duas vezes por ano.

E, acima de tudo, seguir as indicações terapêuticas do seu profissional de saúde.


3. Tenho diabetes: o que devo fazer para preservar os meus olhos?

A chave é a prevenção. Identificar e tratar a tempo os problemasajuda a evitar problemas nos olhos. Os especialistas salientam que o principal problema que pode ocorrer é a retinopatia diabética. Manter a glicemia dentro dos níveis recomendados pelo profissional de saúde e controlar a tensão arterial pode prevenir ou retardar o aparecimento da retinopatia diabética. Lembre-se que é importante a vigilância oftálmica periódica (uma vez por ano), para identificar complicações antecipadamente.

Se em algum momento sentir sinais de alteração de visão (tais como problemas de leitura ou visão turva), deve consultar o seu profissional de saúde.


4. Porque é importante cuidar dos pés em pessoas com diabetes?

O pé é um dos maiores quebra-cabeças para as pessoas com diabetes. A má circulação e menor sensibilidade nos pés têm como consequência maior facilidade de ulceração e infeção das úlceras. Por isso deve periodicamente examinar os seus pés, procurar feridas ou zonas vermelhas.

Não se esqueça da higiene! Tenha sempre os pés limpos e as unhas cortadas. Tenha cuidado com o calçado, evite pancadas e bolhas e, caso apareçam calos ou outros problemas, consulte um podologista.


5. O médico mandou, mas ... Porque tenho de medir a glicose várias vezes ao dia?

É possível que o profissional de saúde lhe tenha pedido para medir os níveis de glicose em vários momentos do dia para estabelecer o seu "perfil glicémico". Estas determinações podem ser feitas:

  • Antes do pequeno-almoço, almoço e jantar.
  • 1 a 2 horas após o pequeno-almoço, almoço e jantar.
  • Antes de ir para a cama.
  • Às três da manhã.


Estas medições são importantes para poder controlar os níveis de glicose e, desta forma, tomar as decisões necessárias a atingir autocontrolo da diabetes.


6. É importante examinar a boca? Como e quando o devo fazer?

Um excesso de glicose no sangue devido a diabetes pode causar dor, infeção e outros problemas na boca.

Pode manter a sua boca saudável, seguindo estes passos:

  • Certifique-se de que os seus níveis de glicose no sangue permanecem dentro do intervalo definido pelo seu profissional de saúde.
  • Coma de forma saudável e siga o plano de alimentação recomendado pelo seu profissional de saúde.
  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, com pasta de dentes com flúor e uma escova macia, fazendo movimentos circulares curtos.

Para qualquer dúvida sobre a diabetes, consulte sempre o seu profissional de saúde.

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.