Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

Controlar a glucose ao longo do dia?

Pode ser lido em vários lugares e o médico não para de repetir: controlar a glucose várias vezes ao dia! Mas... Porquê tanta insistência? Porque é tão importante? O que é esse "controlo"?

Vamos explicar: quando os médicos ou outros profissionais de saúde pedem para "controlar a sua glucose" referem-se a que deve manter o nível de glucose dentro dos parâmetros estabelecidos pelos profissionais de saúde.
Quando o nível de glicemia (açúcar) é alto ou baixo pode desencadear problemas de saúde a curto prazo. Já sentiu uma "quebra" sem motivo? Provavelmente foi devido a baixos níveis de glucose. A alteração dos níveis de açúcar pode provocar hipoglicemia, hiperglicemia ou cetoacidose diabética. Portanto, é essencial aprender a adquirir uma rotina de controlo que em breve será intuitiva e simples.
A forma de saber qual é o nosso nível de glucose (açúcar) é verificar o seu nível várias vezes ao dia com um medidor de glucose ou glicómetro.

Não se esqueça de registar os resultados; desta forma, poderá fazer as modificações necessárias ao seu "plano de tratamento" para a diabetes com base na sua evolução contínua e nas recomendações do seu profissional de saúde. Os profissionais de saúde que cuidam da sua diabetes determinam quando e quantas vezes deve controlar o seu nível de glucose no sangue.

O medidor de glucose dirá qual é o seu nível de açúcar no momento em que realizar o teste. Outro tipo de análise para ver se a sua diabetes está bem controlada é o teste de hemoglobina glicosilada (também conhecida como hemoglobina A1c ou HbA1c). Este teste ajudá-lo-á, a si e ao seu médico, a saber como foram os seus níveis de glucose durante os 2 ou 3 meses anteriores à análise.

Porque devemos controlar regularmente a glucose?

A autoanálise de glucose permite obter informações atualizadas sobre o seu estado e verificar a influência das refeições e da alimentação na glucose, além de controlar a influência positiva da atividade desportiva moderada na sua saúde. Outro aspeto que deve ser ressaltado é a regularidade dos controlos de glucose: Ser rigoroso com a frequência e horários, seguindo as recomendações da sua equipa de saúde. Não se esqueça que cada pessoa é diferente, e não há qualquer esquema de tipo de controlo válido para todos os diabéticos. Somente o seu profissional de saúde tomará a decisão de quantas vezes eles devem ser efetuados. Para qualquer dúvida sobre a sua diabetes, consulte sempre com o seu profissional de saúde.

 Adaptado de abbottdiabetescare.es

 

 

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.