Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

Deveria perder algum do seu tempo a cuidar do seu bem mais precioso - o seu corpo. Mais ainda, se tem diabetes.

 

Faça check-ups’s regulares.

Pode pensar que um check-up é algo que só conseguimos quando visitamos o nosso médico. É verdade, mas a continuidade na manutenção da saúde do seu corpo é algo que deverá fazer pelo menos uma vez por ano.

 

Como está a sua dieta e o seu peso?

Para ajustar e aperfeiçoar o seu plano alimentar, é importante procurar o conselho do seu dietista especialista em terapias de nutrição para pessoas com diabetes. Se se encontra fora do seu peso recomendado, a perda de peso fará com que o seu corpo responda melhor à insulina.

 

Faz exercício suficiente?

O exercício físico tem múltiplos benfícios. Pode ajudar a melhorar o controlo da sua glucose, a manter um peso saudável, a reduzir o risco de doenças de coração e melhora o seu bem-estar.

Está a fazer o controlo da sua glucose?

Siga o horário de auto-controlo determinado juntamente com o seu médico a ver a forma como a sua alimentação, medicação e exercício afectam os seus valores de glucose no sangue.

 

Fuma?

Fumar aumenta o risco das muitas complicações da diabetes, tais como as doenças de coração, juntamente com todos os outros perigos para a saúde, que já são bem conhecidos.

 

Está a fazer os exames médicos que lhe foram recomendados?

Assegure-se que visita regularmente o seu médico, para a recomendação dos exames necessários ao ajuste da sua medicação, bem como para definir os seus planos de alimentação e exercício físico. Um check-up atempado ajuda-o a ficar mais descansado. Veja na página seguinte um resumo daquilo que precisa que o seu médico prescreva.

 

EXAMES MÉDICOS NECESSÁRIOS

1. O que é um teste HbA1c?

Um teste HbA1c (hemoglobina) fornece uma estimativa do controle geral da sua glucose no sangue ao longo dos últimos dois meses. A Diabetes UK recomenda que este teste seja feito pelo menos uma vez por ano. Uma vez que o teste faz o cálculo dos últimos dois a três meses, não há necessidade de fazer este teste mais de que a cada três ou quatro meses.

 

2. Exames aos pés

As pessoas com diabetes estão mais propensas a problemas nos pés. Deve examinar diariamente os seus pés, procurando indícios de inchaços, vermelhidões ou calosidades. A inspecção visual é também necessária quando visita o seu médico. Um exame geral aos pés é recomendado uma vez por ano.

 

3. Exames aos olhos

Os exames aos olhos devem ser feitos anualmente por um oftalmologista ou optometrista com experiência no diagnóstico e manutenção dos problemas oculares dos diabéticos. Se já tem problemas de olhos deve visitar um especialista com mais frequência.

 

4. O que é uma Microalbuminúria?

É um teste à urina que detecta precocemente problemas de rins. Este exame deve ser anual para diabéticos tipo 2 e para quem foi detectada diabetes tipo 1 há 5 ou mais anos.

 

5. Monitorização da pressão sanguínea

Manter a tensão arterial abaixo de 140/80 é o recomendado pela Diabetes UK. O seu médico deve fazer-lhe este teste todas as vezes que o visita.

 

6. Que tipo de testes às gorduras?

Estes testes devem ser feitos a cada 1-2 anos. Incluem o controlo do colesterol LDL, triglicéridos e níveis de colesterol.

Os mais lidos

O que faz os níveis de glicose subir e descer?

Quando se tem diabetes, é importante entender o que pode fazer os níveis de glicose no sangue aumentar ou diminuir, de modo a poderem tomar-se medid...

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Artigos relacionados

Como deve ser a minha glicemia?

Os intervalos de glicose no sangue recomendados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), encontram-se em baixo, mas poderão variar de pessoa ...

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune. O sistema imunológico, que é suposto proteger de corpos estranhos, como vírus e bactérias, ataca e destró...

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.